DEZ MITOS E VERDADES SOBRE O ENXOVAL


Eu não sei quantas mulheres grávidas são como eu fui: se me dissessem que um mini-elefante branco era fundamental no enxoval, eu comprava! Não tinha a menor ideia de nada, o mundo baby era 100% desconhecido pra mim e eu dava Google até pra saber o que era cueiro, culote e outros itens básicos da vida materna. Na saída da maternidade, cheguei ao cúmulo de pedir pra enfermeira escrever qual marca de fralda eu deveria comprar. Sim, eu fui dessas…

Mas 14 meses se passaram e se ainda não sou uma expert posso dizer que estou perto disso! E é com base nas minhas experiências pessoais e também em observações a exemplos alheios (que agora eu sei interpretar) que preparo essa lista de mitos e verdades acerca do que ouvimos sobre enxoval – sem pretensão de ser mandamento sobre nada, apenas um apanhado estatístico que pode ajudar principiantes!

 enxoval de bebê

NÃO PRECISA COMPRAR ROUPA RN
Mito. Eu não sei de onde surgiu esse lance de que bebê não usa roupa tamanho recém-nascido. Perde rápido? Sim, perde, tal e qual todos os outros tamanhos. Mas a menos que você queira ver a criança com panos, mangas e pernas sobrando, pode colocar RN no enxoval, sim! MH nasceu com 49cm, 3.330kg (ou seja, super na média, nada pequena) e usou as roupinhas RN por mais de um mês. Inclusive precisei comprar, às pressas, mais algumas peças – porque tinha acreditado nesse conselho e fui econômica demais com o tamanho.

O ITEM MAIS DESNECESSÁRIO É O AQUECEDOR DE MAMADEIRAS
Verdade. Dez entre dez mamães apontam esse como o item “comprei e não usei” – passa a reparar em blogs e entrevistas. O meu está fechadinho e intacto. Gasto desnecessário (diga-se de passagem que por aqui, se esquentar o leite, mesmo no inverno, MH recusa).

MUSTELA É A MELHOR DAS MELHORES PARA HIGIENE
Mito. Eu adoro Mustela e uso vários produtos da linha baby. Mas acho que a marca é um pouco superestimada – eu mesma embarquei na fidelidade a vários itens Mustela por conta disso. Na rotina diária, MH usa os lencinhos, o perfuminho de cabelo e o sabonete líquido. Mas mandei pra usar na escola um Johnson’s amarelinho (que só é vendido nos Estados Unidos) que estava guardado no armário e ele é BEM melhor, o cabelinho dela fica muito mais soltinho e macio. Já estou reconsiderando minha fidelidade…

INVISTA NO MAIS LINDO KIT-BERÇO
Mito. Os protetores para as laterais do berço sempre recebem atenção máxima na hora de decorar o quartinho. Bata um papo com um pediatra antes de comprar o seu. O meu (pediatra) me fez arrancar tudo do berço quando MH tinha uns quatro meses. Por incrível que pareça, é mais seguro sem do que com.

UMA ÓTIMA BABÁ ELETRÔNICA {COM CÂMERA} É FUNDAMENTAL
Verdade. Mães de primeira viagem tendem a ser mais preocupadas. E esse item tecnológico de primeira necessidade nos ajuda a não ir de madrugada no quarto do bebê pra checar se ele está respirando. #QuemNunca!

FRALDAS E PANINHOS DE BOCA, QUANTO MAIS MELHOR
Verdade. Especialmente nos primeiros meses, usa-se muito, troca-se a cada minuto, a rotatividade é infinita. Quantidade acima de qualidade, pode comprar os mais simples e baratinhos porque super atendem à função.

GASTE SEM DÓ NAS ROUPINHAS DE MATERNIDADE
Mito. Cada look-maternidade tem: um body, uma calça-culote, um macacão (geralmente de tricô), meias e manta – assim me fora passado, pelo menos! A recomendação universal pede seis looks, em uma conta de dois por dia. Lá fui eu com seis kits completinhos, incluindo uma manta pra cada. Exagero, super exagero. No segundo dia, estava tirando o macacão de tricô de MH, cujo choro intermitente foi diagnosticado como… calor (e ela nasceu em maio em SP!). Eu não posso dizer para que as mães de primeira viagem pulem essa parte porque eu mesma, se voltasse no tempo, faria tudo de novo (mesmo reconhecendo os exageros) – a gente ama ver o bebê lindo na maternidade. Mas, ao menos, tente controlar as quantidades (duas mantas em cores neutras já atendem) e os valore$! Ahh, até porque, vale dizer, se usa cada um deles uma única vez e olhe lá, porque apesar de lindas essas não são as roupinhas mais confortáveis do mundo pra um recém-nascido.

É MELHOR MONTAR O ENXOVAL ATÉ 1 OU 2 ANOS NA GRAVIDEZ
Depende. Algumas pessoas viajam para comprar tudo fora e aí pode fazer sentido já aproveitar a viagem – literalmente! Eu, particularmente, acho besteira fazer esse mega-estoque inicial de roupas, principalmente porque o estoque inicial de todo o resto já é gigante. Ainda que tenha que pagar mais, prefiro comprar tamanho a tamanho, conforme MH vai crescendo.
{Compro muito no site da Carter’s pra entregar aqui no Brasil e adoro. Ele já calcula frete e impostos no carrinho final. Claro que se for ver quanto custaria pra entregar nos Estados Unidos dá dor no coração, mas, ainda com os absurdos impostos de importação, o preço vale a pena.}

EXISTE UMA ÚNICA MELHOR MARCA DE FRALDA
Mito. Eu cheguei a experimentar umas três marcas de fralda – amei uma e DE-TES-TEI as outras duas, que vazaram já no primeiro uso. Mas já ouvi elogios pra mesma marca que foi uma tragédia pra mim (bem como já ouvi gente que não curtiu a minha eleita). Como disse aqui, uso a Turma da Mônica Supreme Care (que lançou versões para meninos e para meninas bem na época do nascimento de MH) desde as primeiras semanas e amo. Mas o ideal é sempre experimentar alguns modelos até chegar à ideal.

COMPRE BICOS DE MAMADEIRA 1, 2, 3, 4…
Mito. Na teoria, o bico #1 é para recém-nascidos. O #2, a partir de 1 mês. O #3, a partir de 3 meses. E o #4, a partir de 6 meses. Na prática, o pediatra indicou manter pra sempre o bico #1, que é mais fechado, para o leite – a decisão foi fortalecida pela mamãe (que tinha medo dela engasgar com bico mais aberto) e pelo papai (que é formado em odonto e dá créditos extras ao esforço da sucção). Tenho coleções de todos os bicos aqui, mas só usei o #1 e, com ela maiorzinha, o #4 para sucos mais grossos. Todo o resto nem saiu da caixa. Fonte: www alegarattoni.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

7 cuidados com recém-nascidos no Inverno

Recém-nascido: 5 dicas para vestir seu bebê no verão

Vestindo Seu Bebê Prematuro